CURSO TIC

 
UNIDADE 1

  O curso teve inicio com a apresentação da página do eproinfo aos alunos. A partir daí, começamos a estudar as unidades constantes no cronograma. A primeira unidade fala sobre a tecnologia de informação e comunicação na educação, com várias sub unidades.  Comentamos sobre a sociedade da aprendizagem. Confira o texto na íntegra em:


    Assistimos a entrevista do professor Antônio Nóvoa sobre a as matrizes curriculares, de uma olhadinha neste vídeo clicando aqui
o professor Nóvoa apresenta várias discussões sobre como é ser professor hoje, que gerou o primeiro fórum.
  O primeiro fórum comentava  a atividade do professor aprendiz que tinha como título a seguinte pergunta: Quem sou eu como professor e aprendiz?
   Onde realizei o seguinte comentário:

   "Ser professor hoje é ser alguém que ajuda os alunos no processo de aprendizagem. transformando informação em conhecimento, sem tanta importância de 50 anos atras, devido ao excesso de informações que as pessoas têm em todos
os cantos,e ao novo modelo de educação de hoje dentro de todo um contexto, mas o professor terá sempre a sua importância, por isso, precisa exercer com altivez sua profissão.
Como professora sou alguém  que preciso estar antenada com as mudanças e exigências da sociedade, pois tudo isso reflete no meu trabalho na sala de aula. Meus alunos de hoje são diferentes dos meus alunos de anos anteriores."
    E para a atividade 1.3 ocorreu uma pequena discussão sobre o vídeo do professor Ladislau que foi concedido a Rede Vida e pode ser vista completa no link . A entrevista girava em torno da  inclusão da tecnologia na escola, sala de aula de fato. O vídeo faz uma crítica bem pertinente a respeito das novas tecnologias que vem surgindo e que o professor precisa ficar se reciclando a cada dia. A formação do professor em si não tem esse enfoque tecnológico por esse motivo que certos colegas de profissão possuem uma resistência enorme em utilizar os recursos existentes, e que acabam facilitando a sua aula e o ensino dos alunos. E há também aqueles profissionais que pensam que estão utilizando toda tecnologia possível mas na realidade não estão conseguindo alcançar os reais objetivos da possível aula. Resumindo, para o professor se manter bem conectado com os recursos tecnológicos disponíveis requer tempo e dedicação, pois ele precisa pesquisar as melhores formas de aplicá-las e obter os resultados esperados. Sabemos que os alunos possuem mais facilidade e disposição para as tecnologias atuais (celulares, internet, entre outras), porém o professor tem que alcançar uma forma para trazer essa facilidade dos alunos para a sala de aula para o seu beneficio, auxiliando-o e tornando a aula cada vez mais dinâmica. Espero que a cada aula surja oportunidades de discussões para enriquecer cada vez mais o meu conhecimento sobre o real papel do professor moderno.
       A próxima atividade foi a aprendizagem e confecção do mapa conceitual
   No nosso próximo encontro debatemos e aprendemos a elaborar uma webquest que pode ser visto na integra em http://webquest.sp.senac.br/textos/como

  O segundo fórum questionava a respeito da Webquest que é "uma ferramenta que o professor pode utilizar para envolver os seus alunos num mundo escolar mais dinâmico e interessante facilitando, assim, a aprendizagem e diferenciando a sua forma de trabalhar. Utilizar está metodologia é um desafio a ser enfrentado tanto para o professor quanto para o aluno, pois os professores são submetidos a vencer os seus próprios medos do computador, para poder incentivar os seus alunos a participarem."

Unidade 2
  A unidade dois iniciou com as teorias sobre internet, hipertexto, hipermídia. Sabemos que a internet é o maior meio de comunicação e diversidade de conteúdos existente atualmente, partindo deste pressuposto, nos foi disponibilizado varios sites com possibilidades de textos referêntes a essa temática. Abaixo  estão alguns links que podem ser acessados;

http://www.portacurtas.com.br/

http://www.planetaeducacao.com.br/


   Após, nos foi introduzido o conceito de hipetexto e hipermídia, que é uma nova tecnologia que veio com uma força a mais para auxiliar professores e alunos, pois se um professor passa uma pesquisa para os seus alunos, através dos hipertextos a procura é facilitada. Respondemos ao forúm sobre o hipertexto, lemos o poema de Marcus Vinicius Quiroga: "Navegação a deriva", que nos faz refletir sobre as novas coisas que são impostas, e nos incentiva em vez ou outra a utilizar a internet sem rota, de forta aleatória somente lendo e analizando o que é encontrado de útil.


Olá, 
vou comentar um pouco sobre o vídeo visto na aula de 27/08/2013. Para quem estiver interessado neste vídeo ai vai o link da  Campanha publicitária de telefonia celular que discute o impacto das tecnologias móveis no cotidiano (a partir das ideias contidas no site mobileactive.org)




Este vídeo trata de como será a transmitida a informação daqui a 20 anos, onde a tecnologia em celulares será bem avançada e em milésimos de segundos a informação estará disponível, e cabe ao professor se manter atualizado e utilizar desta tecnologia toda para facilitar a aprendizagem e transmissão de conteúdos em suas disciplinas.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário