UNIDADE
1
O curso teve inicio com a
apresentação da página do eproinfo aos alunos. A partir daí,
começamos a estudar as unidades constantes no cronograma. A primeira
unidade fala sobre a tecnologia de informação e comunicação na
educação, com várias sub unidades. Comentamos sobre a
sociedade da aprendizagem. Confira o texto na íntegra em:
Assistimos a entrevista
do professor Antônio Nóvoa sobre a as matrizes curriculares, de uma
olhadinha neste vídeo clicando aqui
o
professor Nóvoa apresenta várias discussões sobre como é ser
professor hoje, que gerou o primeiro fórum.
O primeiro fórum
comentava a atividade do professor aprendiz que tinha como
título a seguinte pergunta: Quem sou eu como professor e aprendiz?
Onde realizei o seguinte
comentário:
"Ser professor
hoje é ser alguém que ajuda os alunos no processo de aprendizagem.
transformando informação em conhecimento, sem tanta importância de
50 anos atras, devido ao excesso de informações que as pessoas têm
em todos
os cantos,e ao novo modelo de educação de hoje dentro de todo um contexto, mas o professor terá sempre a sua importância, por isso, precisa exercer com altivez sua profissão.
Como professora sou alguém que preciso estar antenada com as mudanças e exigências da sociedade, pois tudo isso reflete no meu trabalho na sala de aula. Meus alunos de hoje são diferentes dos meus alunos de anos anteriores."
os cantos,e ao novo modelo de educação de hoje dentro de todo um contexto, mas o professor terá sempre a sua importância, por isso, precisa exercer com altivez sua profissão.
Como professora sou alguém que preciso estar antenada com as mudanças e exigências da sociedade, pois tudo isso reflete no meu trabalho na sala de aula. Meus alunos de hoje são diferentes dos meus alunos de anos anteriores."
E para a atividade 1.3
ocorreu uma pequena discussão sobre o vídeo do professor Ladislau
que foi concedido a Rede Vida e pode ser vista completa no link
. A entrevista girava em torno da inclusão da tecnologia na
escola, sala de aula de fato. O vídeo faz uma crítica bem
pertinente a respeito das novas tecnologias que vem surgindo e que o
professor precisa ficar se reciclando a cada dia. A formação do
professor em si não tem esse enfoque tecnológico por esse motivo
que certos colegas de profissão possuem uma resistência enorme em
utilizar os recursos existentes, e que acabam facilitando a sua aula
e o ensino dos alunos. E há também aqueles profissionais que pensam
que estão utilizando toda tecnologia possível mas na realidade não
estão conseguindo alcançar os reais objetivos da possível aula.
Resumindo, para o professor se manter bem conectado com os recursos
tecnológicos disponíveis requer tempo e dedicação, pois ele
precisa pesquisar as melhores formas de aplicá-las e obter os
resultados esperados. Sabemos que os alunos possuem mais facilidade e
disposição para as tecnologias atuais (celulares, internet, entre
outras), porém o professor tem que alcançar uma forma para trazer
essa facilidade dos alunos para a sala de aula para o seu beneficio,
auxiliando-o e tornando a aula cada vez mais dinâmica. Espero que a
cada aula surja oportunidades de discussões para enriquecer cada vez
mais o meu conhecimento sobre o real papel do professor moderno.
A próxima atividade foi
a aprendizagem e confecção do mapa conceitual
No nosso próximo
encontro debatemos e aprendemos a elaborar uma webquest que pode ser
visto na integra em http://webquest.sp.senac.br/textos/como
O segundo fórum
questionava a respeito da Webquest que é "uma ferramenta que
o professor pode utilizar para envolver os seus alunos num mundo
escolar mais dinâmico e interessante facilitando, assim, a
aprendizagem e diferenciando a sua forma de trabalhar. Utilizar está
metodologia é um desafio a ser enfrentado tanto para o professor
quanto para o aluno, pois os professores são submetidos a
vencer os seus próprios medos do computador, para poder
incentivar os seus alunos a participarem."
Unidade
2
A unidade dois iniciou
com as teorias sobre internet, hipertexto, hipermídia. Sabemos que a
internet é o maior meio de comunicação e diversidade de conteúdos
existente atualmente, partindo deste pressuposto, nos foi
disponibilizado varios sites com possibilidades de textos referêntes
a essa temática. Abaixo estão alguns links que podem ser
acessados;
http://www.portacurtas.com.br/
http://www.planetaeducacao.com.br/
Após, nos foi
introduzido o conceito de hipetexto e hipermídia, que é uma nova
tecnologia que veio com uma força a mais para auxiliar professores e
alunos, pois se um professor passa uma pesquisa para os seus alunos,
através dos hipertextos a procura é facilitada. Respondemos ao
forúm sobre o hipertexto, lemos o poema de Marcus Vinicius Quiroga:
"Navegação a deriva", que nos faz refletir sobre as novas
coisas que são impostas, e nos incentiva em vez ou outra a utilizar
a internet sem rota, de forta aleatória somente lendo e analizando o
que é encontrado de útil.
Olá,
vou
comentar um pouco sobre o vídeo visto na aula de 27/08/2013. Para
quem estiver interessado neste vídeo ai vai o link da Campanha
publicitária de telefonia celular que discute o impacto das
tecnologias móveis no cotidiano (a partir das ideias contidas no
site mobileactive.org)
Este
vídeo trata de como será a transmitida a informação daqui a 20
anos, onde a tecnologia em celulares será bem avançada e em
milésimos de segundos a informação estará disponível, e cabe ao
professor se manter atualizado e utilizar desta tecnologia toda para
facilitar a aprendizagem e transmissão de conteúdos em suas
disciplinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário